Como combater a queda de cabelo, unhas quebradiças e insônia.

Milhões de homens e mulheres sofrem de perda de cabelo, unhas quebradiças e/ou insônia. Esses tipos de problemas têm se tornado comum para muitas pessoas, que frequentemente recorrem a remédios caros, que normalmente ajudam muito pouco.  

PhotoMediaGroup/shutterstock

No entanto, não há motivo para se desesperar, uma vez que as causas desses sintomas podem frequentemente ser atribuídos à falta de certos nutrientes, vitaminas, minerais e proteínas. Se você ama comida pronta, fast food ou doces, e raramente come frutas ou vegetais, você deveria prestar atenção aos conselhos nutricionais a seguir para combater a perda de cabelo e outras condições semelhantes. 

1. Vitamina H (biotina) para perda de cabelo e unhas quebradiças

My toes

A falta de biotina pode ser a causa para sua crescente queda de cabelo. A biotina assegura que a caspa permaneça firme e estável no couro cabeludo. Além de prevenir pontas duplas, ela também pode manter o cabelo brilhante e cheio. Como anti-inflamatório, a biotina previne a irritação das raízes e do couro cabeludo. As unhas quebradiças voltam a crescer fortes e saudáveis após os níveis de biotina subirem a níveis suficientes. A biotina pode ser encontrada em cereais integrais, leite, gema de ovo, fígado, rins, aveia e nozes.

2. Ferro para perda de cabelo, problemas para dormir e unhas finas 

40+23 - $(*$#&%  !!

Mulheres, principalmente, sofrem frequentemente de falta de ferro, uma vez que costumam comer menos carne (uma fonte importante de ferro) e perdem uma grande quantidade de ferro durante a menstruação. No entanto, ele é essencial para providenciar oxigênio suficiente para as células. Isso significa que ferro, enquanto componente da hemoglobina, é uma fonte importante de energia, logo, níveis insuficientes podem levar a sintomas, como falta de concentração, perda de cabelo, unhas quebradiças, rachaduras nos cantos dos lábios e problemas para dormir.

O ferro é abundante na carne, no peixe, legumes, sementes de abóbora, lentilhas, grãos de soja e milho. Já que a vitamina C ajuda o corpo a absorver ferro ao transportá-lo para os glóbulos vermelhos, é recomendável que você tenha um copo de suco de laranja, algumas frutas de sua escolha (frutas cítricas de preferência) ou repolho, com uma refeição rica em ferro. Esses tipos de comida são especialmente ricas em vitamina C.

3. Zinco para perda de cabelo e unhas quebradiças

Pixabay

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase metade de nós não tem zinco o suficiente em nossas dietas. O zinco é muito importante, se você quer um sistema imunológico forte, unhas fortes e uma cabeça cheia de cabelo. Além de ser um anti-inflamatório, o mineral ativa mais de 200 proteínas do corpo que são vitais para vários processos metabólicos. Zinco ajuda a criar novas células capilares em maior velocidade, o que significa que seu cabelo crescerá mais rápido. Zinco também desempenha um papel vital em criar queratina, que é basicamente do que as unhas são feitas. Por isso, é importante ter bastante zinco na dieta para combater unhas quebradiças e finas. 

Altos níveis de zinco podem ser encontrados em queijos (especialmente em Emmentaler e Gouda), amendoins, carne, peixe, ostras e lentilhas.

4. Vitamina A (retinol) para perda de cabelo

Pixabay

Vitamina A é importante para a saúde dos olhos. Cegueira noturna costuma ser um alerta vermelho de deficiência de vitamina A. Muitas pessoas não sabem que a falta de vitamina C também pode levar a sintomas, como perda de cabelo, falta de apetite ou acne. Se você quer que seus cabelos tenham uma aparência brilhante e saudável, certifique-se de ter bastante retinol na sua dieta.

Cenouras, peixes, óleos, pimentas, damascos e queijos são ricos em vitamina A. No entanto, muito retinol pode ser perigoso, motivo pelo qual tabletes de vitamina A só devem ser tomadas sob supervisão médica. Porém, é improvável que o consumo dos tipos de alimentos mencionados acima possam levar a uma overdose da vitamina.

5. Vitaminas B para perda de cabelo e problemas para dormir

Pixabay

Para que o metabolismo de um carbono funcione propriamente, deve haver níveis suficientes de folato, vitamina B6 e vitamina B12 no corpo. A falta dessas vitaminas B pode levar ao cansaço, irritabilidade e problemas para dormir. O complexo de vitamina B também inclui vitamina B3 (niacina) e B5 (ácido pantotênico), que são especialmente importantes para pele e cabelos. Essas vitaminas B ativam os processos metabólicos nas raízes dos cabelos e evitam que a pele fique muito oleosa. Elas também previnem a inflamação do couro cabeludo. 

Para ter quantidades suficientes de vitaminas B na sua dieta, você deve comer regularmente carne, ovos, lacticínios, cereais integrais, nozes, legumes, espinafre, brócolis, tomates, bananas, milho, feijões, ervilhas e batatas. Veganos (e, em alguns casos, vegetarianos também) devem tomar suplementos de vitamina B12, já que ela só pode ser encontrada em produtos animais.

6. Proteína para cabelo fino e unhas quebradiças

Pixabay

Proteína é necessária para criar queratina, que é do que cabelos e unhas são feitos. Por isso é importante ter proteína suficiente na sua dieta para ter cabelo e unhas saudáveis. Lacticínios, carne, grãos de soja, legumes e batatas são boas fontes de proteína.

7. Cobre para perda de cabelos

Esse mineral é importante para criar glóbulos vermelhos, curar feridas, reforçar as defesas do seu corpo e garantir que seu corpo absorva o ferro de forma apropriada. Cobre também é importante para cabelos saudáveis, já que tem papel importante no seu crescimento. A falta de cobre pode resultar em cabelos finos e frágeis.

Você deve incluir nozes, frutas secas, legumes, sementes e peixe na sua dieta para manter alto os níveis de cobre. E quem imaginaria que cobre também pode ser encontrado em café e chocolate?

8. Magnésio para problemas de sono

Pixabay

A falta de magnésio resulta em tensão, cãibras e problemas para dormir. Sob acompanhamento do cientista esportivo Elmar Wienecke, um grupo de pesquisa do Instituto Max Planck, em Munique, demonstrou que tomar magnésio pode ter um efeito positivo contra problemas para dormir. Os participantes que tomaram tabletes de magnésio desfrutavam de períodos consideravelmente mais longos de sono profundo do que os do grupo controle.

Mas você não precisa recorrer a tabletes, caso sofra de problemas para dormir. Você só precisa se certificar de incluir mais magnésio na sua dieta. Amêndoas, nozes, arroz, aveia, maçapão e chocolates que contêm pelo menos 40% de cacau são ricos em magnésio.

Se você quiser descobrir se está sofrendo de falta de ferro ou qualquer outro mineral, faça um exame de sangue. Em muitos casos, uma grande falta de certos minerais só podem ser tratados com suplementos. Doenças que necessitam tratamento também podem ser a causa dessas deficiências. Se seus sintomas não são por causa da falta de vitaminas, minerais ou nutrientes, mais exames podem te ajudar a encontrar a fonte do problema. 

Comentários

Também incrível