7 fatos sobre a acne que você tem que saber.

Todo mundo fala sobre a acne, mas poucas pessoas sabem realmente como ela funciona. Muita gente está procurando desesperadamente por soluções duradouras para esse problema. Entre afirmações de dermatologistas e alegações de sites, fica complicado saber o que é verdade. Aqui estão 7 fatos sobre a acne que você deve saber para controlá-la melhor:

1 - Não é um problema só de adolescentes

 

Nós já sabemos: os hormônios têm grande influência sobre a acne. Mas isso não significa que, uma vez que você seja adulto, você ficará livre dela. Na verdade, 1 a cada 3 adultos tem acne. Em alguns casos, eles nunca tiveram acne quando mais jovens. A acne em adultos é uma realidade comum e é inútil se esconder atrás da idade. Os hormônios podem te pregar peças em qualquer momento da sua vida.

2- Não esprema as espinhas

 

Muita gente pensa que é bom espremer as espinhas para deixar a bactéria sair e fazê-la desaparecer. Assim como ter a satisfação de vê-la estourar! Mas você vai ter que se segurar. Em primeiro lugar, quando você pressiona uma espinha para espremê-la, a bactéria penetra mais na sua pele, tornando mais difícil que ela saia. E, claro, se a espinha é estourada, com sua pele já danificada, há risco de você ficar com cicatrizes depois.

3 - Está no seu DNA

 

A acne está relacionada com vários fatores, um deles é o DNA. É difícil de acreditar, mas 75% dos casos de acne são genéticos. Sim, agradeça a seus pais. Mas não se preocupe, mesmo que você não possa alterar o seu DNA, é possível tratar a acne com eficácia.

4 - Não é apenas um problema estético

 

Quando pensamos em acne, vemos espinhas horrorosas no rosto e no resto do corpo, que desejamos esconder. É assim que ela funciona, mas esse não é o único problema dela. É claro que a acne muda a sua aparência, mas ela também pode afetar o seu emocional. Quer sejam espinhas ou cicatrizes, muitas pessoas não as assumem em público, pois sentem vergonha dos olhares alheios. Elas evitam sair e se tornam frustradas, solitárias e tristes. Em alguns casos, a acne pode até levar à depressão, um transtorno mental que pode ter consequências trágicas.

5 - A maquiagem não está proibida

 

Nós ouvimos com frequência que para ter uma pele bonita, o melhor é não usar maquiagem. E que quando você tem acne, deve evitar. Mas quando alguém não é autoconfiante e tem medo de ser ridicularizado, é difícil abandonar a maquiagem. Na verdade, isso não é um problema. A maquiagem não é incompatível com a acne, você só precisa saber escolher. Para uma pele com acne, é recomendado escolher uma base sem óleo ou silicone. Ela vai esconder as imperfeições sem piorá-las. 

 6 - Sua alimentação não é o motivo

 

É verdade que em algumas populações, a acne quase não existe. Mas isso, não necessariamente, é por causa da comida. Outros fatores são relevantes, como a genética e o ambiente. Quando você tem uma alimentação específica, é possível reduzir a acne. Mas esses truques não resolvem o problema realmente, e as espinhas irão voltar um dia ou outro. Porém, independente da acne, uma boa alimentação é sempre a base para uma vida saudável.

7 - Os dermatologistas não têm todas as respostas

 

A principal queixa das pessoas que procuram um dermatologista é a acne. Mesmo que o seu médico possa te ajudar, você precisa saber que ele pode errar. Existem muitas doenças de pele, e nem todos os médicos são especialistas em acne. Antes de ir ao médico, não hesite em se informar sobre o assunto e fale com os seus familiares. Assim, será mais fácil conversar sobre diferentes tratamentos com o seu dermatologista, e juntos encontrarem uma solução eficaz.

 

Mesmo que seja bastante comum, a acne é um problema obscuro. É importante saber e compartilhar estas informações, que irão te permitir conhecer mais sobre a acne e como se livrar dela. 

Comentários

Também incrível